'' Quem acha que a melhor fase da vida é a infãncia, é porque nunca foi intercambista. ''

sábado, 6 de novembro de 2010

Comidas :D

Como todos sabem eu amo comer.Sério.  E a comida turca é simplesmente deliciosa!
Eu vou começar falando de como é as refeições e depois fazer uma lista do que você TEM que provar se vir pra Turquia divida em dois grupos: normais e aventureiros!
Café da manhã: queijo branco(beyaz peynir), manteiga, ovo, azeitona, pão, tomate, pimenta verde, salame e pepino. Algumas vezes tem geléia,simit (uma rosca com gergilim), pide (um pão especial) , börek e uma especialidade turca chamada menemen que parece um omelete porém tem mais tomate, pimenta verde, e etc do que o ovo mesmo.
- Almoço e janta: aqui ao contrário do Brasil e bem parecido com os países europeus não são todos que almoçam e na maioria faz vezes as pessoas almoçam tarde. Antes das aulas começarem eu almoçava 15h ou 16h mas agora eu almoço no colégio onde o horário de almoço é 12:50.  O que se come no almoço varia muito de casa pra casa, eu não achei nada que possa se chamar de ‘arroz e feijão’ turco, porque eles tem uma variadade enorme e sempre fazem algo diferente. Pra janta é o mesmo sistema . A maioria das famílias turcas jantam entre 19h/20h mas é muito relativo com a jornada de trabalho de cada um. O que se come na janta varia muito também mas sempre tem salada ou sopa no inverno.

O que comer?

- Döner : com certeza é a minha comida preferida aqui! É carne de carneiro com batata frita, tomate e pimenta verde. Tem vários tipos, dörum döner que é parece um taco mexicano com a carne dentro, o sanduíche e o prato normal.
- Iskender: É carne de carneiro, com manteiga, um molho especial de tomate, um tipo de pão em baixo cortado em pedacinhos e crocante.Pode ou não ser consumido com iogurte.
- Koftesi: são tipo almôndegas, são servidas com arroz e batata frita.
- Lahmacun: é uma massa com carne moída e legumes por cima.
- Manti: é um tipo de macarrão que eu acho mais parecido com nhoque. São trouxinhas de massa feitas manualmente e recheadas com carne. São servidas com um molho apimentado e na maioria das vezes iogurte.
- kisir: tipo um tabule.
- Sarma: parece charuto, é um rolinho feito com folhas de uva e podem ter arroz, carne , etc dentro.
- Çay!
- DONDURMA: sorvete :D o sorvete turco é uma delícia, principalmente na Mado!

 - Aventura- eu aconselho a experimentar porque talvez você nunca tenha outra chance, mas tome um cuidado extra sobre o restaurante e etc :)

- Cacik: tipo uma sopa feita de iorgute, azeite,sal, pepino, alho e hortelã.
- Ayran: bebida salgada já citada no blog
- Iskembe: uma sopa de tripas, literalmente. Mas você pode achar lugares que  servem as tripas no sanduíche também.

Um comentário:

  1. Adorei o café da manhã *--*
    é tenso o almoço, mas pelo menos quando você vai ter fome!

    XD

    ResponderExcluir

Olá pessoa (: Seja bem vinda e dê sua opinião!