'' Quem acha que a melhor fase da vida é a infãncia, é porque nunca foi intercambista. ''

domingo, 27 de março de 2011

Filosofei.

É primavera. Até eu que não gosto de calor, fiquei mais feliz quando é possível ver o por do sol rosa alaranjado junto com as ilhas pela janela do meu quarto e quando pode-se deitar na beira do mar só pra relaxar. Eu estou vivendo meus melhores dias aqui. Não só com a minha família,mas na escola, com os intercambistas, tudo mesmo. É tão bom você poder conversar em uma língua que exatos 6 meses atrás você simplesmente sabia 'Merhaba'(oi) e 'nasilsin'(como vai você?). É bom quando todos os professores e funcionários do colégio sabem seu nome, e sempre que passam por você, eles perguntam como sua vida está e é melhor ainda quando os alunos do colégio que antes ficavam olhando pra você como se você fosse um ET, hoje chegam e te abraçam como se fossem seus irmãos. Agora eu vou dizer tchau pras duas semanas seguidas de chuvas, os dias neve que apareceram do nada, vou dizer tchau pras botas, casacos, e luvas e dizer um caloroso 'OOI' pro Sol, pro céu azul, para as melhores tardes que virão, e o melhor clima que existe: não tá frio, não tá calor, mas está sol, e tem aquela brisa fresca; até que o verão chegue.  Mas junto com o tão esperado (não por mim, mas pela maioria da população turca), chega o dia de ir embora. Mas eu não vou transformar meu post lindo sobre verão num drama tenso de partir, vou deixar isso para o final. Até junho, eu tenho todos os finais de semana lotados, com aniversários, viagens, oportunidades aleatórias que me apareceram e eu aceitei.  Eu aprendi a esquiar, e quer saber, esquio melhor que jogo futebol, que exemplo de Brasileira né, nessa mesma viagem pra Uludag, eu aprendi que pessoas cegas são muito mas muito mais capazes do que qualquer um de nós possa imaginar, digo isso porque vi 24 cegos, alguns que tem não conseguem ver nada outros que conseguem ver algumas coisas,  esquiar e cair menos que muita gente, fica a dica pra aquela galera que fica dizendo que é impossível fazer algumas coisas mas eles nunca tiraram a bunda do sofá pra tentar. É estranho quando pedem pra você ser a tradutora, e é mais estranho ainda quando as pessoas não reconhecem que você é 'yabanci' no ônibus, ou falando no telefone na rua. É engraçado se comunicar em outra língua com pessoas do mesmo país, e é mais engraçado quando você olha o antes e depois da sua relação com as pessoas. Eu tenho quatro irmãos agora, umas quatro irmãs, dois pais, três mães,duas farmacéuticas (é meu karma, só pode), três amigos gays, pedidos de casamentos , namoro,  e amigos que eu levarei pro resto da minha vida. Melhor ainda, é você ajudar os turcos com o transporte público, é você olhar pros turistas e rir muito mas saber que um dia você passou por isso, é você ir pro centro histórico e saber mais coisa que muitos guias porque você fala com quem trabalha lá e eles tem ótimas histórias pra contar, é você ter desconto em museus e lojas por ser 'ogrenci' e pagar metade do que os turistas pagam no Grande Bazar. É você tomar çay toda noite vendo novela, e achar um absurdo usar sapatos comuns dentro de casa. É sair quase 3 horas antes pra ir a quase qualquer lugar e conseguir chegar atrasada. É usar saia e meia fina todo dia pra ir pra escola. É não achar estranho ver mulheres totalmente cobertas, e entender o porquê disso,e ajudar as meninas a achar um lenço colorido pra combinar com a roupa. É saber que em um país como a Turquia, a tradição vale muito e a opinião das pessoas sobre você também (não que eu tenha começado a ligar pra isso). É vir pra um pais onde TODAS as músicas são sobre amor e casais, e todos os adolescentes serem super românticos, quererem ter um futuro ao lado de alguém especial, e onde os homens tratam as mulheres como princesas. Logo eu, que rio dos filmes românticos e acho essas meninas que morrem de amores super tolas, logo eu. A Turquia me ensinou muito mais que eu achei que iria aprender, é impossível colocar tudo que eu aprendi nesses 200 e poucos dias aqui. E eu sei que esse país tem muito o que ensinar, mesmo tendo problemas políticos e econômicos. É estranho como os turcos tem um homem como herói, e de fora vocês acham que é loucura, todos julgam e falam mal, mas ninguém entende porque ninguém nunca viveu aqui, para os turcos, Ataturk é muito mais que um governante que revolucionou o país. É bonito como a Turquia trata as crianças e jovens, eles sabem que os mais jovens são o futuro então todos vão a escola e tanto o governo quanto a família fazem de tudo por eles.A Turquia sempre será minha segunda casa. Não importa quando, mas quando eu voltar pra cá, eu tenho certeza que eles me tratarão como se eu nunca tivesse saído. Porque é assim que os turcos são. Se você tiver um amigo turco, vai ser pra sempre. Não importa se vocês ficarem algum tempo sem conversar, ou se a vida fez vocês seguirem caminhos diferentes; se você ligar pra um deles no meio da noite, falando que você sonhou que tinha voltado pro seu país pro Natal e agora te proibiram de voltar pra Turquia, eles vão rir e falar 'masallah' mas fazer você se sentir bem na mesma hora.  É ter sua cultura respeitada, e turcos mesmo seguindo o Islamismo, perguntando se eu quero companhia quando eu for visitar uma igreja.   Fazer intercâmbio é muito mais do que qualquer definição. Você se diverte mais que na sua infância, você aprende mais que em todos seus anos de colégio, você erra mais que bebê aprendendo a fala, você muda. Quem vem para as metrópoles aprende uma vida totalmente nova, e é engraçado encontrar pessoas conhecidas na rua mesmo a cidade tendo 15 milhões de habitantes. Então, quando eu digo que não quero voltar, não é porque eu não amo o Brasil ou todos as pessoas que me esperam por lá, é porque eu já chamo aqui de casa, eu me sinto em casa, eu tenho liberdade, e posso escolher um lugar novo pra ir cada dia e não ficar entediada.  E vai ser muitíssimo estranho pra mim, voltar pra uma cidade de 500 mil habitantes depois que eu vim até aqui. Mas é claro que eu vou ficar feliz em um lugar cheio de coxinha de frango,pastel de pizza, guaraná,pão de queijo, brigadeiro e todas aquelas comidas deliciosas e as pessoas que eu mais amo no mundo. Eu quero agradecer,  principalmente a minha família que me deu essa oportunidade, aos meus amigos que eu nunca esqueci, e a todos ao redor do mundo que mesmo longe lembram de mim algumas vezes.
öptum!

5 comentários:

  1. Adorei Mands!! *-------* Muuuuito bom! :D

    ResponderExcluir
  2. ser intercambista! é exatamente isso!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post Amanda :)
    Intercambio é a melhor coisa que existe... é bem isso que vc descreveu...
    Agora vc tem uma segunda casa, uma segunda família, um segundo idioma entre outras coisas.
    Isso é MARAVILHOSO :DD
    E parabéns por ter se saído absolutamente bem nessa experiência ;)

    Beijos =**
    Mari Satim

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Amanda.
    Amei seu blog.
    Estava procurando alguém que estivesse na Turquia, no intercâmbio do Rotary.
    Cheguei até você procurando no facebook.
    Mandei uma solicitação de amizade. É claro que vc não precisa aceitar.
    Deixa eu lhe contar o q está acontecendo por aqui.
    Moramos em Natal, no Rio Grande do Norte.
    Meu filho Matheus Bezerra Aquino, se inscreveu no programa do Rotary.
    Está previsto ele ir para a Turquia em agosto, mas até agora nada da família da Turquia entrar em contato.
    Bom, estamos um pouco apreensivos, pois o tempo está correndo e ainda teremos de receber uma papelada para enviar para a embaixada da Turquia para eles darem o visto.
    Foi assim com vc?
    Será que tem como vc saber de alguma coisa para nós? :)
    O Rotary daqui não está sabendo de nada, por isso recorro a vc.
    Meu e-mail é bzaquino@yahoo.com.br no caso de vc querer responder.
    Boa sorte p vc aí.
    E que Deus lhe abençoe!!!
    Rejane Aquino

    ResponderExcluir

Olá pessoa (: Seja bem vinda e dê sua opinião!