'' Quem acha que a melhor fase da vida é a infãncia, é porque nunca foi intercambista. ''

sábado, 4 de setembro de 2010

um pouquinho de cultura e informação (:






Ayran
Muita gente não entendia o porquê de eu ter escolhido Turquia, eu sempre falei que era porque era totalmente diferente do Brasil, e eu estava certa. Aqui é um país muçulmano, no Ramadã muita gente só come e bebe uma vez ao dia , e tem um horário certo pra isso, cada região é um horário diferente, mas sempre entre as 19/20hrs. É mais ou menos assim, você deixa de comer pra ver como é que as pessoas mais pobres se sentem, é também o período da caridade, onde as pessoas que não tem dinheiro podem pegar comida de graça nos pontos de fornecimento.  Ele é feito na época mais quente do ano, se tornando ainda mais difícil, e é o quarto dos cinco pilares do Islã. Cada ano, o Ramadã tem um período diferente, porque o islamismo segue o calendário lunar, diferente do nosso que é o solar. Quem está de jejum, faz além das cinco orações diárias voltadas pra Meca, mais uma oração noturna. E a maioria das mesquistas citam pedaços do Alcorão. Depois do fim do Ramadã tem o que em turco é chamado de Bayran, são os três dias do novo mês, é feriado e tem festinhas.O Estado turco não promove nenhuma religião, e é parlamentarista. Você pode se vestir como quiser e pode seguir a religião que quiser, tanto que tem algumas poucas igrejas católicas espalhadas pela cidade, como em Taksim., por isso que é possível ver mulheres de véus, e pessoas de mini saia, como eu falei no post passado. Istanbul é a única cidade do mundo que está em dois continentes, Ásia e Europa, por isso foi berço de inúmeras civilizações antigas, como por exemplo o Império Otomano, que esbanja o luxo em inúmeras construções. O que eu acho mais impressionante daqui, é o respeito das outras culturas. Quando  império otomano dominou geral, ele não destruiu tudo e sim deixou lá mas colocou coisas do império dele, acrescentando coisas, como por exemplo na Santa Sofia, que tem mosaicos do império bizantino e enormes monumentos com a assinatura do sultão nãoseiqual. A pessoa mais importante por aqui é Mustafa Kemal Atatürk, ele foi o fundador e o primeiro presidente da República Turca . As forças armadas aqui são super importantes, e tem várias propagandas tipo 'Sem o Exército a Turquia não seria nada', e é muito valorizada. Todo jovem turco tem que prestar serviço militar, salvo quem tem problemas mentais. Meu host brother está em divida com o exército, ele mandou uma carta pra sede explicando que ia fazer faculdade nos EUA e que cumpriria o tempo depois, mas mesmo assim, tem que mandar todo semestre documentos que comprovem que ele ainda está estudando. A maioria dos jovens não quer prestar, porque se for pro leste turco tem várias chances de morrer em combate. Além disso, o exército pode e já tirou, o governante do poder caso ele não esteja cumprindo com os ideais e com o desejo da população. A comida aqui é bem diferente, alguns pratos são bem apimentados e outros bem sem sal HAHA  Eles usam muito o iogurte e é aquele sem muito gosto sabe? Eles tomam Ayran no lugar de leite, que é uma bebida salgada que eu odiei,falo mesmo.  Mas a maioria dos pratos é gostosa, tirando vagem. Porque aqui é gelada, e eu já não sou fã de vagem imagina gelada. Bom, essa foi um pedacinho da história do país que eu vou morar até ano que vem. Desculpem me se a explicação sobre o Ramadã estiver errada, mas foi o que eu entendi. :D
PS: Amanda também é cultura *nerd mode on*

5 comentários:

  1. Oi Amanda, li seu blog e achei super legal :D tudo de bom ai. Eu tenho uma amiga do distrito 4640 que esta indo pra Turquia essa segunda também, só que ela vai pra Izmir
    ta ai o orkut dela: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1954293337003541814

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda,
    Resolvi deixar esse comentário pra dizer que li todos os teus posts(que invasão hein?!) e ameii!
    Parabéns pelo teu blog! Ah...antes que tu te perguntes, NãO, não nos conhecemos pessoalmente, hehehe
    Espero que tu te divirtas muito por ai, a Turquia é "o que há" como dizemos aqui em Brasília!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindinha, pode ter certeza que fiquei mais culta! :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a aula sobre a Turquia!!!
    Sempre que dá, dou uma passada por aqui para apreciar um pouquinho da Turquia, através dos seus olhos... Se tiver oportunidade, um dia quero conhecer este lugar que esta parecendo ser muuuuito bom!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá pessoa (: Seja bem vinda e dê sua opinião!