'' Quem acha que a melhor fase da vida é a infãncia, é porque nunca foi intercambista. ''

sábado, 20 de novembro de 2010

Sultanahmet

alcorão 

Parte da Universidade

Entrada original da T.C. Istanbul

Mesquita Beyazit


Túmulo do sultão 

Cisterna das 1001 colunas

Kit de escrita

algunas tapetes
Oi galera! Ontem eu voltei a Eminonu mas dessa vez eu peguei o metro pro inicio da parte antiga da cidade chamada Sultanahmet. Se você vier pra cá é certeza que você vai conhecer ou até mesmo ficar lá durante sua estadia. É nesse bairro que se encontram a Mesquita Azul, Santa Sofia, Palácio Topkapi entre outros. Eu já fui nos lugares mais conhecidos mas tem muitas outras mesquitas,palácios e museus na mesma área.Então, sexta feira de manhã eu peguei o metro até a estação Laleli porque eu queria ia na Mesquita da Tulipa. Infelizmente a hora que eu cheguei lá era horário de preces então eu não podia entrar. Depois eu andei até a praça Beyazit onde fica a entrada original da Universidade de Istanbul. Fui andando na rua principal, entrei no Túmulo do Sultão Mahmut II/. Queria ir na Cisterna das 1001 colunas (que na verdade são 264) então pedi informação pra achar a bendita. Eu achei que era mais grandiosa.É linda, você se sente muito nada lá dentro. Depois eu fui andando numa praça onde tinha um palácio mas hoje só tem ruínas e depois eu fui ao Museu de Artes Turcas e Islâmicas que é liiiiiiindo! Milhares de peças datando do século 10/11/12. Nem gosto de coisa velha né? Eles tem uma coleção imensa de tapetes mas a exposição dessa temporada é de Alcorões. Os desenhos perfeitamente simétricos e coloridos encantam.  Dentro do museu, tem várias partes de construções que hoje não existem mais e tem os materiais usados pra fazer os Alcorões, que eles chamam de kit de escrita onde tem um monte de potinho e umas coisinhas parecidas com canetas mas são pincéis pra escrever. Depois eu me encontrei em Taksim com os outros intercambistas :) Hoje eu fui no Palácio Beylerbeyi que fica bem abaixo da ponte do Bósforo e é divino! Tem uma vista linda e o interior é magnífico, todo colorido e rico. Infelizmente não pode tirar fotos dentro :( Fiz amizade com um grupo de americanos porque o tour era em turco. Foi muito legal :D Quero comentário leitores-fantasmas, ou eu vou mandar o espirito do sultão ir atrás de vocês 

3 comentários:

  1. amandinha, que coisa mais linda :D estou adorando suas histórias da Turquia :}estou morrendo de saudades !!
    beijos, andressa m. :D hehe

    ResponderExcluir
  2. ultimamente você ta indo em cada lugar feio e chato viu, que da inveja. pelo menos paro com foto de comida que deixa a gente com vontade hauahuahuah
    to com saudaaaade
    lolis :*

    ResponderExcluir
  3. Amanda, todos os dias eu entro em seu blog para ler a sua história, que legal! quanto intusiasmo, vejo que vc está se realizando... dá para publicar um livro, garanto que vc vai entrar no best seller, quero o seu autógrafo!!!!
    "OS MOMENTOS FELIZES DA HUMANIDADE, ESTÃO ESCRITOS NAS PÁGINAS EM BRANCO NO LIVRO DA HISTÓRIA".Eu, sua tia ROSE, Jardim Alegre PR. Bjos.

    ResponderExcluir

Olá pessoa (: Seja bem vinda e dê sua opinião!