'' Quem acha que a melhor fase da vida é a infãncia, é porque nunca foi intercambista. ''

sábado, 30 de outubro de 2010

29 de Outubro

Eu sumi, eu sei. Me (pera que eu esqueci a palavra) entrego (?). Anyway, eu estou fazendo tanta coisa que quando eu chego em casa eu só penso na minha cama quentinha e tals. Eu já estou terminando o post especial sobre comida e só vim postar hoje porque o dia foi excepcional :) Hoje é dia 29 de Outubro que aqui na Turquia é como se fosse 7 de setembro, a Independência.Os turcos são muito patriotas então pra eles é muito importante ainda mais que quem deixou o país livre foi o principal herói deles, Mustafa Kemal Ataturk. Se vocês vierem pra cá vocês vão entender o que eu estou falando. Eles meio que idolatram esse cara, tem o rosto, a assinatura, o nome, a foto, em todo lugar. Sem brincadeiras.Eu acho loucura mas pra eles significa muito. Ele transformou as ruínas do Império Otomano em uma república moderna. Ele botou pra quebrar na educação, regularizando o ensino e tornando-o igual independente de raça, sexo,religião ou escolha política. Muitos não sabem, mas a Turquia possui o segundo maior exército mundial, perdendo apenas pros Estados Unidos e isso também é bem visivel aqui. Todos os jovens devem prestar serviço militar salvo quem possua problemas mentais ou fisícos ou ainda estiver estudando, ainda sim, tem que prestar depois. Hoje nós tivemos uma palestra (em inglês ê) sobre ele, organizada pelo Rotaract Club Bostanci, e depois nós fomos nessa caminhada e eu vi como nós brasileiros não somos patriotas. Aqui, todo mundo estava usando alguma coisa vermelha e segundo bandeiras e afins, todos os prédios tinham bandeiras imensas penduradas e milhares de pessoas, principalmente jovens, mas idosos e crianças também, estavam nas ruas, cantando juntos sobre liberdade e sobre seu país. O mais perto que nós chegamos disso no Brasil é num jogo da Copa do Mundo e  me corrijam se eu estiver errada. E eu achei lindo, um monte de gente da minha idade ali, seguindo a canção. Enquanto isso, na minha pátria amada os jovens  estão mais preocupados com a festa do dia seguinte e o jogo de hoje a noite. Não estou dizendo que as pessoas não devem ir a festas ou assistir jogos porque eu adoro os dois. Só acho que devemos ter prioridades e o nosso país devia ser uma delas. Segunda feira eu volto, prometo, com um post geral de como está sendo morar aqui e comentários especiais sobre a festa de Halloween amanhã :) E me desculpem pelas girias antigas e as nostalgias presentes nesse texto HAHAHA Mas eu tava no espírito :D

4 comentários:

  1. acho que a palavra certa seria 'rendo' (?)

    ResponderExcluir
  2. E ai tudo bem?! Bacana o blog, valeu por compartilhar as experiências

    saudações!!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. É verdade, eles são muito nacionalistas mesmo!
    E talvez o que falte pro povo brasileiro pra ele ser mais maravilhoso ainda é um pouco desse patriotismo!bjuuus

    ResponderExcluir
  4. RENDO RENDO ISSO ISSO! obrigada anonimo .-.

    ResponderExcluir

Olá pessoa (: Seja bem vinda e dê sua opinião!