'' Quem acha que a melhor fase da vida é a infãncia, é porque nunca foi intercambista. ''

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primeira semana de aula


Eu estou estudando na Marmara Koleji, que fica nas montanhas de Istanbul. O ônibus passa as 7:22 na frente do meu prédio pra me pegar e demora quase uma hora pra chegar na escola.A aula começa as 8:45  e termina as 15:50, tenho 8 períodos de aula, com intervalos de 10 ou 15 minutos entre eles e 40 minutos pra almoço. Na segunda feira, meu primeiro dia de aula, minha host mom levou pro colégio, eu subi pra falar com o Coordenador de Lingua Estrangeira, que  eu achava que era o diretor, mas não é. Teve uma cerimônia de abertura, eu só vi o começo porque uma menina super legal, meio britânica e meio turca mostrou o  colégio pra gente. Eu e a Xelina, conversamos com ele sobre onde nós tínhamos parado no nosso país, como era nossas vidas, e etc. Ele teve que sair, e chamou um outro coordenador pra falar com a gente. Resumindo o dia, nós duas ficamos o dia inteiro andando aleatoriamente pelo colégio, comendo, e vagando na sala dele (onde ele liberou o acesso do computador e tals). A escola inteira tem wireless, o que é muito bom já que eu tenho um monte de 'free period', e nós podemos usar a piscina e a academia nessas horas também.  Terça feira eu fui de ônibus, perdi a primeira aula porque não sabia qual classe eu  iria, então fui conversar com o coordenador. Eu, Xelina e Conor estamos na 11th IB que é tipo, Bacharelado Internacional. Nossas aulas são em inglês, as turmas são bem pequenas (o que é mega estranho pra mim, que no meu colégio brasileiro estudava com mais 50 alunos), minha turma tem 11 alunos incluindo nós intercambistas. O que eu acho bem legal, é que aqui muita gente morou em outro país, ou é seu pai/mãe nasceu em outro país. Ah, aqui na Turquia, a maioria que estuda em escola particular pensa em fazer universidade em outro país.Eu estou fazendo as seguintes aulas até agora:
- Math/Matemática: a professora tem um inglês bonzinho, e a gente tá revisando funções agora(oi walter), eu tenho 5 aulas por semana.
- Biologia: essa professora me irrita, ninguém nunca sabe se ela tá falando inglês ou turco de tão ruim que é, nós confundimos célula(cell) com sul(south) só pra vocês terem uma noção da coisa. Provavelmente eu vou trocar essa matéria por quimica. 
- English: não, não é gramática de Ensino Fundamental brasileiro, aqui nós lemos romances (e romances não são histórias de amor, a não ser se for romance romântico), discutimos sobre eles e fazemos trabalhos. No momento estamos lendo 'Calling a dead man' do Gillian Cross
- TOK- Teory of Knowledge: minha aula preferida :D nós ficamos conversando/debatendo sobre o mundo. É uma mistura na prática de todas as matérias.O legal é que nessa aula o professor sempre pergunta pra nós intercambistas como é no nosso país e tal.
- Economics - Ainda não tive aula porque o professor ficou doente :( eu tive aula de física nesse dia e pela primeira vez eu entendi alguma coisa. E tipo, eu to em outro país com aula em outra língua?! Vai me entender.
O mais engraçado é que na hora do almoço, a gente espera o sinal da aula bater e as aulas voltarem pra gente ir comer, porque fica vazio. Daí, sempre tem umas tiazinhas do colégios que começam a falar com a gente em turco falando pra gente ir pra aula, daí a gente fala que é intercambista e tudo fica de boa HAHA adoro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoa (: Seja bem vinda e dê sua opinião!